sábado, 17 de novembro de 2018

Estranho fenómeno de magnetismo

No comunicado emanado do Secretariado Nacional do PAIGC, pode ler-se a seguinte questão:

"O PRS, não faz parte deste governo imanado de Acordo de Conacri?"

Consultando o dicionário, pode ler-se:

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
https://dicionario.priberam.org/imanar.

"Verbo transitivo
Comunicar propriedades magnéticas a um corpo.  O mesmo que magnetizar."

O contexto permite concluir que não se trata de uma simples gralha, significando que o PAIGC e o PRS se encontram irmanados pelo Acordo de Conacri.

Em duas palavras, dois erros. Deve ler-se: emanado do, em vez de imanado de

Mais à frente escreve-se: 

"Para nós, não existe bastiões." 

Que grande confusão entre singular e plural.  Não existem bastiões? Que significa a afirmação? Que só existe um bastião, o PAIGC? Este é o discurso do Partido único, sempre virtual vencedor, e que constitui um atentado à democracia.

"Por via de qual está representado neste atual governo."

Por via do qual; neste atual governo é o mesmo que subir para cima, ou lamber com a língua.

"o PAIGC quer reassegurar a este povo e a comunidade internacional de que está determinado a cumprir com todos os acordos por ele firmado"

Diz-se à comunidade internacional; e o correcto seria por si firmados. Tratar um partido, pessoa colectiva, por "ele", é incorrecto, mas traduz a realidade. O PAIGC deixou de existir, já só existe ele. No último Congresso poderiam ter alterado a designação para PDSP, desentranhando definitivamente o nome do país que nem parece que há um quarto de século deixou de ser a sua propriedade privada.

Se o PAIGC não tem ninguém à altura para escrever os seus comunicados, sugere-se que entrem em contacto com este blog, que leva a sua responsabilidade social a sério e terá todo o gosto em fazer a devida revisão a título gracioso antes da respectiva publicação. Evitando assim contribuir para a deseducação dos guineenses.

Bem vindos

Este é um novo blog noticioso guineense.  Pretende contribuir para o esclarecimento da opinião pública, desmascarando os truques da propaganda partidária. Tem por objectivo declarado combater as tentativas de manipulação da agenda política que coisificam o povo guineense.

Não é admissível que uma pseudo-elite medíocre continue a arrogar-se um mandato irrevogável e sem termo certo, para encobrir as suas próprias divisões internas e comprovada incapacidade governativa. Há que chamar os bois pelos nomes. Está na hora de abrir os olhos.

Quem queira contactar-nos, nomeadamente para envio de ideias ou documentos, no nosso espírito editorial, pode fazê-lo através do email abriudju@gmail.com

O mal estar do PAIG

O PAI da G&C deveria apagar o C da designação, depois desta vergonhosa campanha, confundindo Partido com Estado, conduzida pelo bloguist...